Meu post de hoje é sobre maquiagem!!!Aproveitando que no post anterior falei sobre tipos de pele (quente, fria ou neutra) agora vocês precisam saber usar a maquiagem!!
Muitas pessoas me fazem perguntas sobre o que devem usar no dia a dia e o que devem usar a noite, tipo para ir pra balada, eu mesma que faço as minhas make's, mas claro aprendi tudinho com super profissionais, e a prática ajuda muuuuito, com o tempo a gente faz tudo bem rapidinho!
Toda e qualquer maquiagem, por mais básica que seja, requer sempre bom senso e conhecimentos básicos para ficar elegante sensual e feminina.
As combinações e tons podem variar de acordo com a iluminação, sendo que tons discretos de laranja, amarelo e pêssego (que combinam com qualquer tipo de tom de cabelo e pele) são próprios para o dia assim como o cinza, beges e marrons claros. Já para uma maquiagem noturna, valem as demais cores e tons mais fortes. Porém, independente de ser uma maquiagem diurna ou noturna, existem detalhes fundamentais a serem preservadas para permitir uma conclusão acorde às expectativas e suficientemente equilibrada para realçar a expressividade e beleza do rosto. E tais aspectos são: o tratamento da pele, a correção da mesma, os corretivos de luz, o emprego da base e do pó facial, o tratamento da sobrancelha e olhos, assim como o uso do blush e do batom. E é sobre estes detalhes que iremos tratar neste espaço.
Corrigir o Tom da Pele:Existem pessoas com bochechas ou nariz avermelhados; outras, com o tom da pele amarelado. Nesses casos, a maquiagem exige cuidados extras.
Na Europa, já existem várias opções de base corretiva do tom de pele, produtos também disponíveis no Brasil em lojas especializadas.
Consulte um maquiador profissional para saber exatamente o tom da base necessário a seu caso. Desta forma, poderá empregar o produto sem problemas.
Aqui, alguns passos básicos a seguir para corrigir problemas de cor de pele:Aplique uma leve camada de base corretiva do tom de pele nas áreas a serem corrigidas, espalhando-a com uma esponja cosmética ou com os dedos. Para passarela, usar um tom abaixo do tom da pele (mais claro que a pele).
Utilize a base bege para suavizar o tom avermelhado existente na pele. Ela também serve para disfarçar espinhas, cicatrizes avermelhadas e outras imperfeições da pele.
Utilize a base lilás para suavizar o tom amarelado de sua pele. Ela é ótima para as pessoas orientais que possuem a pele amarelada em função da própria raça.
Antes da base, aplique sempre o corretivo, seja a base bege ou a lilás deverão ser aplicadas depois do corretivo cosmético e da base propriamente dita.
Devemos considerar que, o corretivo de cor independe da base propriamente dita e do corrigir os problemas cromáticos existentes na pele, e também para eliminar espinhas, manchas e pontos escuros na face. Normalmente se apresentam em bastão (tipo pan-stick), erace ou corretivos de marcas famosas, ou em pote cremoso (cake).
Corretivo de luz:
O corretivo de luz (ou corretivo cosmético) é um produto mais espesso que a base comum. Deve-se utilizá-lo num ou dois tons mais claros que o tom normal da pele.
Serve para disfarçar olheiras, manchas, cicatrizes e pontos escuros no rosto. É utilizado também para amenizar a linha de expressão do sorriso (a linha que separa a boca do músculo facial), bem como para apagar o tom dos lábios sem alterar a cor do batom.
O corretivo deverá ser escolhido conforme seu tom de pele:
Se a pele tem um tom quente (do amarelado ao bronzeado), o corretivo deverá ter o sub-tom amarelado.
Se a pele tem um tom frio (rosado), o corretivo deverá ter o sub-tom rosa.
Se a pele tem um tom neutro (branco), o corretivo não poderá ter sub-tom rosa ou amarelo.
Aqui algumas considerações:
Aplique o corretivo utilizando os dedos ou espalhe com uma esponja cosmética.
Não coloque muito corretivo: você acabará chamando a atenção justamente para o ponto que deseja disfarçar, sobretudo, no caso das olheiras.
Cuidado: não espalhe além da área a ser corrigida.
Normalmente os corretivos se apresentam também em bastão (tipo pan-stick), em bisnaga (líquido) ou em pote cremoso (cake).
Base:
Como o próprio nome já diz, é a base da maquiagem. E deve ser exatamente do mesmo tom da pele: nem mais clara e nem mais escura (para maquiagem social) e um tom abaixo do da pele para passarela.
Quando você for escolher uma base, aplique-a diretamente sobre sua pele e se esta se fundir com o seu tom sem mexer nela ou esfregar, com certeza é a apropriada. A base tem que combinar e se fundir numa aplicação direta. Caso não exista um tom de combinação direta, empregue dois ou mais tons que possa combinar para obter o tom apropriado.
Com a base correta o seu rosto não vai ficar parecendo uma máscara e também não haverá necessidade de maquiar o pescoço e colo, evitando sujar a gola ou decote da roupa.
No caso de passarela, é necessário tirar a divisão que fica entre rosto e pescoço, no entanto, não podemos manchar a roupa do cliente.
Para escolher o tom da base lembre-se de selecionar um ou mais tons que mais se aproximem do seu tom de pele. Aplique um pouco de cada uma em uma pequena área do rosto. Espalhe e deixe secar ou assentar. A base que melhor se confundir com o tom da pele, ficando invisível, será a ideal (para maquiagem social) e deve estar mais clara para passarela.
A base deve cobrir todas as imperfeições da pele, deixando uniforme. A seguir, algumas considerações importantes:
Se você utilizou o corretivo cosmético (corretivo de luz), não aplique base por cima do local, porque ele já funciona como uma base. Apenas passe levemente a esponja com um restinho da base utilizada por cima do corretivo, para uniformizar o tom. Não faça isto com força ou em demasia, pois vai remover o efeito de cobertura do corretivo.
Para rapazes, o ideal quando têm barba densa é esconder com o pan cake.
A aplicação da base deve começar pela testa. Aplique um pouco e espalhe bem (em direção à linha dos cabelos) com uma esponja cosmética levemente umedecida.
Faça a mesma operação nos pontos chave do rosto (faces, nariz e queixo), um de cada vez. Passe a esponja cosmética nas sobrancelhas para cobrir a pele entre os pelos. Coloque um pouco de base nos lábios e espalhe bem, principalmente nos cantos. A base nessa região também vai ajudar a fixar as sombras.
Espalhe bem a base nos cantos internos dos olhos, junto aos cílios superiores e inferiores, nas curvas do nariz e na entrada das narinas.
Espalhe a base junto à raiz dos cabelos, em toda a volta do rosto, para não aparecerem limites. Se as raízes dos cabelos ficarem muito sujas de base, limpe-as com uma escovinha de dente seca. Com a mesma esponja, aplique a base embaixo do maxilar inferior, até alcançar o limite do pescoço.
Se a base ficar muito carregada e emplastada, passe uma esponja cosmética limpa e seca para retirar o excesso. Ao espalhar a base, não pressione muito a esponja para não retirar a base corretiva do tom ou o corretivo cosmético, se aplicados anteriormente.
Normalmente as bases se apresentam também em bastão (tipo pan-stick), em bisnaga (líquido), em pasta (pan-cake), em pó cremoso (duo-cake) ou em pote cremoso (cake). O duo-cake dispensa a utilização de pó facial.
Pó Facial:
O pó facial serve para dar durabilidade à maquiagem, eliminar o brilho do rosto e dar um acabamento aveludado ao rosto. Deve ser aplicado com esponja (retirando o excesso) ou um pincel grande arredondado, próprio para isso ou, coma esponja cosmética especial, embora a mesma possa não dar o mesmo acabamento e distribuição, pois pode ferir a composição da base já aplicada, dependendo da sua consistência.
O melhor pó facial é o pó mais fino. É diferente do pó compacto. O pó facial seca a base e deixa o rosto pronto para receber o blush, o pó bronzeador, as sombras e o batom. O pó compacto serve apenas como retoque e corretivo da maquiagem finalizada.
A seguir, algumas dicas de como proceder:
Mergulhe a ponta do pincel (ou esponja) no pó facial.
Bata-o levemente na mão para remover o excesso.
Polvilhe levemente todo rosto sem esquecer nenhum detalhe. Batidinhas.
O pó em excesso pode reforçar as linhas finas e formar placas no rosto.
Passe o pincel no sentido dos pêlos para baixá-los e deixar o rosto mais liso.
No caso de aplicar o pó com esponja, faça-o distribuindo bem e rebaixando o excesso com um pincel grosso.
Existem diversas marcas de pó facial, porém, a escolha daquela que melhor se adaptar a seu rosto, vale de sua própria pesquisa.
Pó Bronzeador:
É um pó compacto empregado como corretivo de cor e pode ser empregado eventualmente como blush para uma maquiagem diurna. Serve para aliviar tons excessivamente pálidos provocados pelo uso de bases claras demais. Ao mesmo tempo, serve principalmente para provocar efeitos de luz e sombras para uma maquiagem noturna. Permitindo contrastes e destaques ou não nas áreas de interesse.
É um pó compacto empregado como corretivo de cor e pode ser empregado eventualmente como blush para uma maquiagem diurna. Serve para aliviar tons excessivamente pálidos provocados pelo uso de bases claras demais. Ao mesmo tempo, serve principalmente para provocar efeitos de luz e sombras para uma maquiagem noturna. Permitindo contrastes e destaques ou não nas áreas de interesse.
Sobrancelhas, olhos e cílios:
As sobrancelhas bem
desenhadas dão uma expressão especial aos olhos. De igual forma, olhos bem
maquiados e cílios bem tratados resultam no ponto mais importante de toda a
expressão da beleza do rosto.
Para maiores informações,
consulte sua professora para obter as informações relativas a cuidados,
desenho, traçados e sombras. Aqueles que melhor devem combinar com seu rosto.
Sobrancelhas:
As sobrancelhas são
elementos fundamentais do rosto. Afinal, elas são a moldura dos olhos e um dos
traços que têm maior influência na expressividade do rosto. Seu desenho deve
ser suave e sem picos. Quando bem tratadas e na medida correta, realçam os
olhos e embelezam o rosto: mal cuidadas, podem comprometer a expressão.
Não se recomenda modificar
seu formato original, apenas fazer as correções necessárias para criar harmonia
com a forma do rosto.
Dicas:
Com um pincel de maquiagem
na mão, fique bem de frente para o espelho.
Coloque o pincel levemente
encostado na lateral da narina, junto ao canto interno do olho: a sobrancelha
deve iniciar nesse pondo (A).
Depois, desloque o pincel
até o canto externo do olho: a sobrancelha deve terminar nesse ponto (C).
O seu ponto mais alto (B)
deve coincidir com o lado externo da íris. A partir daí, elas diminuem
gradativamente e terminam um pouco além do canto externo do olho (C).
Retire com uma pinça os
pêlos situados fora deste limite. Para facilitar, estique bem a pele com a
outra mão. Segure o pêlo com a pinça o mais próximo de sua raiz para puxar.
Isto diminui a dor da retirada. Ou, antes de realizar a operação pela primeira
vez, coloque por alguns minutos uma pedrinha de gelo sobre a área a ser
depilada. Esta medida também ameniza a dor.
Se preferir, na primeira vez
procure um profissional. Depois é só manter o traçado, tirando os pêlos a
medida que forem aparecendo.
A distância ideal é de
aproximadamente uma íris, entre os cílios e a base da sobrancelha, próximo ao
lado externo dos olhos (conforme figura acima).
Se os olhos são muitos
próximos entre si, é aconselhável depilar um pouco as sobrancelhas nos cantos
internos para “separar” os olhos.
Como muitas vezes, quem tem
olhos próximos também possui um nariz fino, essa providência ajuda ao mesmo
tempo a “alargar” o nariz ligeiramente.
Quando, por outro lado, os
olhos são muito afastados, aconselha-se aumentar um pouco as sobrancelhas no
canto interno, com lápis para sobrancelhas ou sombra, na mesma cor dos pêlos.
Também pode se usar uma
combinação de tons de sombra com pincel e água (tipo aquarela), seguindo a cor
natural, para delinear a parte interna ou externa da sobrancelha. Geralmente,
quem possui olhos afastados também apresenta um nariz largo. Aumentando-se as
sobrancelhas no canto interno, o nariz fica mais “afinado”.
Lápis:
Para utilizar corretamente o
lápis de sobrancelhas, aconselhamos os seguintes passos:
Primeiro, escove as
sobrancelhas com uma escovinha própria. Para deixar os pêlos mais sedosos e
menos rebeldes, escove diariamente as sobrancelhas. Faça movimentos curtos e
leves com o lápis para sobrancelhas, na mesma direção dos pêlos. O lápis deve
ser macio e estar com a ponta bem fina para evitar traços muito pesados e
grossos.
Procure respeitar o formato
natural das sobrancelhas para valorizar a expressão do seu rosto. Se
necessário, faça pequenas correções.
Para acentuar e preencher as
áreas onde houver falhas, utilize o lápis no mesmo tom dos pêlos.
Se elas forem muito
espessas, pode também deixá-las mais claras e suaves retirando alguns pêlos da
sua parte interior, sem alterar-lhe o formato.
Para manter as sobrancelhas
bem penteadas e os pêlos bem agrupados, recomendo utilizar rímel (máscara para
cílios) transparente. Colocado uma vez que as sobrancelhas foram bem penteadas.
Importante também manter o
alinhamento horizontal entre as duas sobrancelhas, imagine uma linha passando
pela sobrancelha, assim temos uma sobrancelha com expressão harmoniosa.
Cílios:
Os cílios merecem cuidados
especiais para estarem sempre longos e bonitos. Não esfregue os olhos e, ao
secar o rosto, tome cuidado para não quebrar os pêlos dos cílios.
Algumas pessoas acreditam
que para alongar os cílios, sua pontas devem ser aparadas na lua nova ou na
crescente. Todavia, não há comprovação científica a respeito. De qualquer
forma, essa operação deverá ser feita por um profissional para evitar
acidentes.
Olhos:
Na maquiagem básica dos
olhos, às vezes o simples contorno com lápis ou pincel delineador é suficiente.
Entretanto, uma “corzinha” nos olhos vai bem: a sombra pode ir desde os tons
neutros, como marrons e terras, passando pelos beges, até chegar aos coloridos
suaves, como os tons pastel conforme explico a seguir:
Lápis delineador:
Existem vários tipos de
lápis delineador de olhos, alguns mais duros, outros mais emolientes e
cremosos. Para evitar problemas de machucar ou ferir o olho, é bom não escolher
os duros e nem aqueles muito cremosos, pois literalmente derretem e mancham,
mas aqueles de consistência média. Para tanto, basta testar na mão quando for
escolher e sentir sua cremosidade e dureza. Se você é uma pessoa que sua muito,
é bom preferir delineador líquido, aqueles de secagem rápida, evite os de
consistência plástica.
Para utilizar o lápis delineador,
apóie o lápis na linha bem rente aos cílios superiores para facilitar o
traçado, realizando um contorno bem firme. Normalmente, algumas pessoas
utilizam o lápis para preencher a base dos cílios superiores para depois dar o
acabamento com o pincel delineador. Desta forma, se evitam os brancos
provocados por um mal traçado entre os cílios.
O
traçado inferior pode ser empregado para
quem tem olhos grandes com tranqüilidade, mas mesmo quem tem olhos pequenos
pode empregar este recurso para fazê-los destacar-se.
Embora
faça diminuir ainda mais na sua abertura. Normalmente, o traçado inferior se
usa fino e delicado. Para abrir mais os olhos esse traçado inferior vai até a
metade do olho. Para fechar mais os olhos, o traçado inferior vai até o seu
limite.
Lembre
que o traçado inferior deve ser sempre bem mais fino que o superior, embora a
moda atual não recomende traçados nos cílios inferiores.
Nunca
faça os traçados de uma única vez, sem parar, porque podem ficar tortos e muito
grossos. Faça vários tracinhos leves e firmes e una-os depois. Não se preocupe
se os traços não ficarem perfeitos: eles serão esfumados com a sombra permitindo sua correção.
Lembre
que o traçado deve ser bem rente a linha dos cílios e não externo à linha dos
cílios.Um traçado mal feito fica grosso e afeta a expressão do rosto, dando um
ar cansado e exagerado.
Sombra para Olhos:
É
importante ressaltar que a escolha da sombra depende do formato dos olhos como
veremos mais adiante, e dos efeitos que se quer dar. Existe, todavia um roteiro
básico para sua aplicação.
Antes
de aplicar qualquer maquiagem no rosto, mesmo a sombra, lembre de ter feito uma
limpeza de pele, tonificação da mesma e sua respectiva hidratação. Para somente
depois aplicar a base e o pó, inclusive nas pálpebras superiores.
Uma
vez aplicado o pó facial nas pálpebras e retirado os excessos, passe uma
pequena base de sombra cor da pele com um pincel em toda a região da pálpebra
superior. E tenha sempre a mão um pincel grosso e bem peludo para retirar os
excessos de sombra que cairão no rosto.
Dependendo
da cor de sua roupa deverá ser feita a escolha das cores da sua maquiagem,
assim como, pelas características do seu cabelo e pele. Além é claro, dos
efeitos que se pretende dar. Mas mesmo assim, de forma genérica podemos dar
algumas indicações básicas de referência:
Quando
for aplicar a sua sombra de olhos na pálpebra superior, faça-o com um pincel de
cerdas ou espuma, dando um espaço de aproximadamente meio centímetro antes das
sobrancelhas.
Como
iremos ver mais a frente, a quantidade exata dos tons dependerá do formato dos
olhos e as cores do seu tipo de pele e cor de cabelo e roupa.
A
sombra deverá cobrir totalmente o contorno feito antes com o delineador.
Aplique
uma sombra de tonalidade um pouco mais escura no canto externo do olho,
respeitando a mesma distância das sobrancelhas, conforme figura abaixo.
A sombra não deverá ultrapassar o canto externo do olho e o
canto externo da sobrancelha, esfume essa sombra de fora para dentro. Ela
deverá terminar suavemente, um pouco antes do meio do olho. Esfumar é apenas
disfarças os limites entre duas ou mais tonalidades diferentes. Pode ser entre
dois tons de base, ou duas tonalidades de sombras. Na verdade, com um pincel se
procura fundir os tons ou suavizar seus limites para que se gere um degrade de
finalização ou de fusão de cores.
Aplique a sombra clara para iluminar o olhar, no espaço de
meio centímetro deixado junto à sobrancelha. Desta forma, provocará um efeito
de abertura e ampliação do olho.
Para poder realizar alguns exercícios de esfumado, posso
indicar a seguinte técnica:
Escolha um tom claro e outro escuro de sombra e aplique um
ao lado do outro no dorso da mão, mais ou menos três centímetros de cada uma.
Utilize um pincel limpo e seco e, como se quisesse apagar os limites das
sombras, vá passando o pincel de um lado para outro, sem ultrapassar um
centímetro de cada uma.
O esfumado ficará perfeito se, de um lado estiver a sombra
clara, no meio o degrade da mistura de ambas cores, e do outro lado a cor mais
escura.
Um truque muito bom que serve para auxiliar o esfumado é
empregar pó facial em toda a extensão das duas sombras. Além de esfumar,
suaviza a tonalidade das cores.
Máscara para cílios – Rímel
A
máscara para cílios (rímel) é o acabamento da maquiagem dos olhos. Aumenta os
cílios e deixa-os mais espessos. Também limpa o pó e a base que ficarem
grudados nos pêlos. O resultado é mais expressão e realce nos olhos.
Para
realizar uma aplicação correta e sem manchar toa a maquiagem já concluída nos
olhos, recomendo o seguinte:
Incline
levemente a cabeça para trás e, colocando o dedo médio logo abaixo das
sobrancelhas, puxe a pálpebra superior para cima. Dessa maneira, o olho fica
firme, evitando borrões ai aplicar o rímel. Mantenha a pálpebra e os cílios
numa altura média. Aplique o rímel no lado de cima dos cílios superiores
primeiro com movimentos de rotação para cima. Aplique rímel na parte de baixo
dos cílios superiores da mesma forma com movimentos para cima, penteando os
cílios.
Antes
de secar, não pisque, não abra muito os olhos e nem os feche para não borrar as
pálpebras superiores.
Aplique
o rímel nos cílios inferiores, cuidando para não borrar as pálpebras
inferiores. De preferência, o rímel deverá ser da mesma cor do lápis usado no
contorno dos olhos. Se os cílios ficarem grudados, utilize um pente especial
para cílios para separá-los. Só use o pente quando os cílios estiverem secos.
Para
evitar borrar a pálpebra inferior, pode colocar um lápis abaixo dos cílios,
antes de aplicar o rímel.
Dependendo
da maquiagem escolhida, poderá empregar várias camadas de rímel para dar um
acabamento mais pesado ou não.
Observações:
Para a noite, as sombras
poderão ser mais coloridas e às vezes até cintilantes para pessoas jovens. Para
pessoas mais maduras deve ser evitada pois acentua as linhas das rugas.
As sombras cintilantes são
reservadas para ocasiões especiais, como um complemento fashion para
danceterias, festas ou eventos. Mas para passrela usaremos cores mais neutras,
deixando o efeito da roupa se sobressair mais.
Vou deixar dois vídeos da querida Camila Coelho onde ela ensina na prática como fazer sua maquiagem!
Vídeo 1 - Maquiagem Básica (dia)
Espero que tenham curtido, saber se maquiar, facilita a nossa vida não é mesmo?? ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário